pnscsv@hotmail.com(21)2412-7440 facebookinstagramyoutube

São Romualdo - 19/06/2021 - Paróquia Nossa Senhora da Conceição

publicado em:19/06/21 5:52 AM por: Alexandre Campos Santo do Dia
São Romualdo, um monge com o dom da contemplação, que levou uma vida completamente dedicada a Deus e aos seus irmãos!
Nascido no ano de 956 en Ravena na Itália, era de uma família que não possuía vínculo com a religião. De acordo com a história o pai deste Santo o fez assistir um duelo onde um parente acabou assassinado, e após isso o jovem Romualdo decidiu recolher-se em um convento na França, onde sentiu o chamado de Deus.
Após muito pensar, decidiu pela vida monástica, e ingressou na Ordem de São Bento, onde em um curto espaço de tempo se tornou um exemplo para todos. Possuía tanta disciplina e dedicação que sofria oposições de seus irmãos da ordem. Após episódio gerados pelas oposições São Romualdo decidiu tornar-se eremita, se aperfeiçoando no trabalho espiritual de tal forma que atraiu inúmeros amigos para a vida religiosa.
Ao longo dos anos São Romualdo foi responsável pela fundação de inúmeros conventos, originando a Ordem dos Camaldulenses. Sendo sua maior obra a reforma das disciplinas monásticas, que fez os conventos se alinharem novamente com os valores cristãos durante sua época. Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa que consiste na participação ativa dos problemas do seu tempo.
Romualdo pressentindo a sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho. Faleceu no dia 19 de junho de 1027.

Comentário