pnscsv@hotmail.com(21)2412-7440 facebookinstagramyoutube

Santa Julita e São Ciro - 16/06/2021 - Paróquia Nossa Senhora da Conceição

publicado em:16/06/21 5:47 AM por: Alexandre Campos Santo do Dia
Santa Julita e São Ciro.
Hoje dia 16/06 é comemorado o dia de Santa Julita e São Ciro dois grandes mártires da igreja, sendo Ciro o mais jovem mártir da história.
Santa Julita viveu na cidade de Icônio na atual Turquia. Parte de uma família nobre e de muitas posses, fazia parte da alta aristrocacia cristã de sua região, e se tornaria viúva logo após dar à luz a seu filho, que foi batizado com o nome de Ciro, que possuia apenas 3 anos quando Diocleciano um imperador tirano e sanguinário de Roma começou a perseguir os cristãos.
Julita então tentou fugir para o mais longe possível com seu filho Ciro, porém acabou sendo presa. O governador da região que era romano, tomou uma cruel atitude ao tirar-lhe o filho dos braços, transformando São Ciro em uma de suas “ferramentas” de tortura enquanto Santa Julita era submetida ao flagelo para renegar sua fé em Jesus Cristo.
Por não negar sua fé, e não obedecer os castigos foram aumentando, até que um dia a criança pulo dos joelhos do governador e gritou junto da mãe:”Também sou cristão! Também sou cristão!”. Foi tamanha a ira do governador que ele, com um pontapé, empurrou São Ciro violentamente fazendo-o rolar pelos degraus do tribunal, esmigalhando o seu crânio.
Conta-se que Julita ficou imóvel, não reclamou, nem chorou, apenas rezou para que pudesse seguir seu pequenino Ciro no martírio e encontrá-lo, o mais rápido possível, ao lado de Deus. E foi o que aconteceu. Julita continuou sendo brutamente espancada e depois foi decapitada. Era o ano 304.
São Ciro tornou-se o mártir mais jovem do cristianismo, precedido apenas dos Santos Mártires Inocentes, exterminados pelo rei Herodes em Belém. É considerado o Santo padroeiro das crianças que sofrem de maus tratos.

Comentário